Visão Geral
Recursos
Implementação
Tecnologia
Email Cloud
Cloud Outbound
Virtual Appliance
Hardware Appliance
Datasheet
Download / Trial
Live Demo
Release Notes
 

 
 

[ Release Notes ]

Vertip Secure Mail Release Notes

Descrição de recursos e melhorias de versões de produtos.


Release 5.4

Power Transport: novo recurso que permite definir um endereço IP para utilização de acordo com o domínio de saída. Este recurso é interessante para ambientes que utilizam vários domínios e que desejam que cada domínio utilize um determinado IP do appliance para enviar e-mails. Isso é útil quando provedores externos limitam a quantidade de e-mails ou conexões, dessa forma o administrador poderá definir qual endereço IP o domínio de saída irá utilizar, separando o tráfego para cada domínio.

Release 5.3.7

Melhorias no módulo ZH (Zero Hour) para detecção de spam de hora zero: foram aplicadas otimizações no recurso de ZH para utlização de novos servidores. Em ambientes com cluster foi otimizado para compatilhamento da validação da mensagem entre os appliances do cluster.

Release 5.3.6

Novos métodos para API (Application Program Interface): foram implementados novos recursos de API, sendo que agora é possível integrar aplicações Web por exemplo, para classificar spams, criar listas, entre outros métodos disponíveis. Para mais detalhes consulte a documentação sobre API.

Release 5.3.5

Melhoria para utilização de storage externo para quarentena: agora ao configurar storage externo para quarentena, o sistema faz a gravação da menagem localmente em um spool de scanning e faz a sincronização a cada minuto com o storage externo. Caso o storage externo fique sem comunicação, os spams serão armazenados localmente e ao reestabelecer a comunicação serão sincronizados. Com isso você poderá desligar ou reiniciar seu storage externo para munentação, por exemplo, sem que o scanning de e-mails seja interrompido.

Release 5.3.1 a 5.3.4

Pequenas correções de interface web para compatibilidade com brosers.

Release 5.3

Melhoria na replicação de cluster com adição de verificação por timestamp local e conferência com o servidor NTP configurado.
Otimização do tempo de geração de Relatório Digest com a inclusão de cachê específico para este relatório.
Inclusão de comando openssl na CLI para geração de cerificados que não são windcards para o domínio.
Nova atualização de firmware(kernel modules) para VMware Tools v. 9.0.11, build-1743336 (ESXi 5.1+).
Nova atualização de firmware(kernel modules) para Hyper-V System Center 2012 R2.

Release 5.2

Melhoria na indexação de logs de quarentena. Otimização do tempo do cachê para validação de contas através de LDAP.
Melhoria na sincronização via cluster de whitelist e blacklist. Modificação de Layout e Banners para otimização com várias navegadores.
Melhoria na indexação de Logs, Relatórios e Relatório Resumido (Digest). Efetuada configurações para melhor suporte da plataforma Hyper-V.

Release 5.1

Melhoria no Relatório Digest com SIG (Signature ID)
Novo recurso que permite visualizar a mensagem através do Relatório Digest utilizando SIG (Signature ID), sem necessidade de autenticação para acesso a quarentena. Este recurso otimiza o uso do Relatório Resumido de Emails Digest para vizualização e classificação de mensagens com spam e não spam.

Novo recurso Custom Branding
Novo recurso que permite incluir logotipo customizado em formato JPG na interface Web da quarentena EUQ (End-User Quarantine) e no Relatório Resumido de Emails Digest.

Novo recurso TLS/SSL Policy
Novo recurso de criptografia TLS/SSL que permite forçar o uso de conexão criptografada TLS/SSL entre domínios específicos.

Novo recurso DKIM Policy
Novo recurso DKIM Policy e melhoria na verificação DKIM/Domain-Keys conforme RFC 4871.

Políticas de Senhas de Administração
Nova política de senhas forte para acesso administrativo. A nova política define tamanho mínimo de senhas, controle de reutilização de senhas e controle de tempo de vida de senhas de administração.

Melhorias na API
Novas entradas na API para inclusão de IPs no NSI.

Novo recurso de RBL/DNSBL Third-Party
Novo recurso que permite utilizar RBL/DNSBL de terceiros.

Novo recurso Log de Eventos
Novo recurso de log de eventos que registra alterações de configurações e acesso ao appliance.

Melhorias na Quarentena do Usuário
Melhorias de usuabilidade da quarentena do usuário final (EUQ - End-User Quarantine).
Nesta versão há a opção para não mostrar, na EUQ, a lista de domínios cadastrados.

Melhorias no Cluster
Melhorias na sincronização do cluster com controles de indexação por tipo de sincronização. Adicionado novo recurso ARS (Auto Replication Service). Este recurso permite desativar a auto-replicação temporariamente sem desativar a configuração do serviço de cluster, sendo útil para migrar o appliance para outro site ou outro perímetro da rede, por exemplo.

Melhoria em scannig POP e IMAP
Otimizado o recurso de proxy scanning no protocolo POP para utilizar MD5 na verificação de mensagens já escaneadas e adicionado suporte ao protocolo IMAP com as mesmas funcionalidades

Melhorias no Listener Delivery
Novo recurso que permite configurar um endereço de Smart Host para o Listener de Distribuição (Delivery).

CLI
Melhorias de usuabilidade na CLI (Command Line Interface).

Release 5.0

Novos recursos no dashboard
A versão 5.0 do Vertip Secure Mail possui novos gráficos no dashboard (menu principal) que apresentam sumário do volume de mensagens processadas no tráfego de entrada e saída, resumo do volume de tráfego de e-mails por categoria, quantidade de conexões ativas e os últimos 5 endereços IP bloqueados por NSI. Estes recursos melhoram a visualização do histórico recente do volume de mensagens processadas no appliance.

Novos recursos de relatórios
Esta versão possui uma nova opção de pesquisa onde é possível incluir as conexões bloqueados no NSI e as mensagens escaneadas em um mesmo relatório, facilitando a busca de mensagens e proporcionando visão unificada das informações de mensageria.

No relatório de e-mails também é possível rastrear conexões bloqueadas por tipo de NSI, como por exemplo: Anti-Spoofing, Bounce, Botnet, DHA, entre outros e limitar a quantidade de registros pesquisados, recurso necessário para rastrear grandes volumes de e-mails.

Novas opções para busca de mensagens
A versão 5.0 conta também com novas opções de operadores lógicos para pesquisa de mensagens, tais como: “contém”, “não contém”, “começa com”, “termina com”, “igual a”. Dessa forma, pode-se pesquisar de forma granular e com maior precisão as informações de e-mails armazenados no appliance.

Novas opções de compliance
Mais de 50 novos relatórios foram adicionados nesta versão, permitindo agendar e enviar aos administradores. Os novos relatórios incluem uma vasta combinação de estatísticas para atender necessidades de administração, auditoria e compliance.

Novas opções para DLP
DLP - Data Loss Prevention, são tecnologias que visam evitar vazamento de informações sigilosas e podem ser implementadas em várias camadas da infra-estrutura, como em dispositivos móveis e gateways. Na versão 5.0 do Vertip Secure Mail foi incorporado o recurso para criação de dicionários DLP. Os dicionários DLP podem ser utilizados para criar padrões avançados que previnem o vazamento de informações por e-mail, como dados financeiros, informações sobre funcionários, cartões de crédito e relatórios estratégicos, por exemplo. Com esta tecnologia pode-se minimizar o risco de vazamentos de informações estratégicas e evitar consequentes prejuízos à organização.

Novas opções para listener
O SMTP Listener é uma tecnologia que permite criar filas individuais para o tráfego de entrada e saída, proporcionando controles individuais para cada sentido de tráfego e maior performance na entrega de mensagens. Na versão 5.0 é possível configurar novos controles no SMTP Listener, tais como: tamanho máximo da mensagem, quantidade máxima de destinatários e volume máximo de mensagens por minuto que cada listener poderá receber.

Novos recursos para autenticação
A Autenticação SMTP da versão 5.0 recebeu suporte ao protocolo Radius, sendo possível fornecer autenticação para ambientes que utilizam esse protocolo, como ISPs, por exemplo. A versão 5.0 também possui opção para configuração de credenciais LDAP específicas para Autenticação SMTP de forma independente dos parâmetros configurados na autenticação da Quarentena Web. Com isso pode-se utilizar credencias diferentes para a acesso à Quarentena e para Autenticação SMTP.

Validação de contas MS-Exchange
A Validação de Contas de E-mail é um recurso utilizado para validar a existência de uma conta no servidor MS-Exchange/LDAP antes do recebimento. Com essa abordagem evita-se sobrecargas no servidor MS-Exchange e elimina a necessidade de consultas constantes. A nova versão possui opção para configurar a Validação de Contas de E-mail com parâmetros e base de busca específicos, como isso você poderá utilizar uma Base Search específica ou definir uma OU (Unidade Organizacional) no seu
servidor LDAP para a validação de contas. Esta versão também recebeu melhorias no cachê que mantém as contas validades reduzindo ainda mais a necessidade de consultas constantes no servidor LDAP.

Roteamento LDAP
Novo recurso de roteamento de mensagens via LDAP, onde o destino da mensagem é determinado pelo servidor LDAP.

Autenticação LDAP com SSL
Suporte a autenticação LDAP com SSL para ambientes que utilizam criptografia nas consultas LDAP.

Recursos para domínios
O Vertip Secure Mail possui políticas de filtro de conteúdo e anexos para atender diversas necessidades administrativas. Nas versões anteriores o Vertip Secure Mail permitia aplicar as políticas criadas para um grupo de usuários. Nesta versão é possível aplicar uma política também para um domínio, proporcionando facilidade de administração para ambientes que possuem vários domínios e necessitam criar políticas independentes para
cada um deles.

Recursos de políticas
A versão 5.0 recebeu melhorias para aplicação de políticas possibilitando a inclusão de novos formatos MIME para bloqueio de anexos, criar política de bloqueio de remetentes utilizando expressão regular e aplicar retenção de quarentena para tipos diferentes de mensagens.

Sincronização de grupos
A sincronização de grupos LDAP facilita a administração de políticas aplicadas aos grupos. Na versão 5.0 o Vertip Secure Mail sincroniza automaticamente os usuários dos grupos LDAP, com isso é possível incluir, alterar ou excluir usuários do grupo diretamente no servidor LDAP.

Monitoramento
Novos recursos de monitoramento como syslog remoto, que permite direcionar logs para um servidor syslog, alertas administrativos, que permitem alertar o administrador em caso de mensagens na fila, evento de sistema ou hardware e nova MIB SNMP para monitoramente de filas.

Melhorias para proteção contra ataques DHA
Spammers efetuam ataques DHA (Directory Harvest Attack) para rastrear contas válidas no domínio e utilizá-las para disseminação de spams. Nesta versão, o Vertip Secure Mail permite configurar o tempo e frequência de bloqueio dos ataques DHA e corelaciona o histórico do endereço IP do atacante com a base central de NSI.

Novos recursos de bounce, disclaimer, digest e idioma
Suporte a customização de mensagens de retorno (bounce), tais como: "Mensagem não entregue e devolvida ao remetente", "Mensagem atrasada", "Mensagem entregue com sucesso" e "Informação de entrega".
Suporte a disclaimer em formato texto e HTML.
Suporte a configuração de frequência de envio do relatório digest e seleção dos tipos de mensagens que serão incluídas.
Suporte a idioma em espanhol.

Outros Recursos
Novo recurso que permite definir parâmetros LDAP específicos para autenticação do serviço IMAP/POP local, válido somente para modo servidor de correio em Virtual Appliance.
Adicionado informação de I/O de disco no status de hardware.
Suporte a DNS dinâmico.
Suporte a Smart Update através de proxy HTTP.

Outras Melhorias
Melhoria no processo de indexação de gráficos e adicionado controles de indexação.
Melhoria na otimização de totalizador de filas.

Release 4.1

Novos recursos no dashboard
Gráfico de entrada e saída.
Tráfego de E-mail por Categoria.
Conexões Ativas.
Últimos 5 NSI Bloqueados.

Melhorias para SMTP Listerner
Controle para tamanho máximo da mensagem, quantidade máxima de destinatários por listener e quantidade máxima de mensagens por minuto por SMTP Listener.

Novos recursos para Logs e Relatórios
Novas opções no relatório de mensagens que permitem incluir na pesquisa, informações de spams bloqueados na camada NSI.
Suporte a escolha por tipo de NSI bloqueado: Anti-Spoofing, Bounce bloqueado, Possível botnet, Possível DHA, Domínio inválido ou sem DNS reverso, comando Helo rejeitado, Invalid Sender, IP Reputation Filter, Relay bloqueado, Rate Control, etc.
Opção para limitar a quantidade de registros pesquisados.
Opção de operadores lógicos para pesquisa como: “contém”, “não contém”, “começa com”, “termina com”, “igual a”.
Opção de syslog remoto.

Novos recursos em Autenticação SMTP
Definição de parâmetros LDAP específicos para Autenticação SMTP (SMTP Auth) independente dos parâmetros LDAP definidos na autenticação da quarentena Web do usuário final.
Nova facilidade de permite Autenticação SMTP utilizando protocolo Radius.

Novos recursos em Domínios
Definição de parâmetros LDAP específicos para “Verificação de Contas de Email”, independente dos parâmetros LDAP definidos na autenticação da quarentena WEB do usuário final.
Novo recurso para “Roteamento de Mensagens via LDAP”, onde é possível definir regras de roteamento no LDAP.

Novos recursos em Grupos de Usuários
Suporte a sincronização automática de grupos LDAP. Com este recurso o Vertip Secure Mail sincroniza automaticamente os usuários do grupo LDAP. Dessa forma é possível incluir, alterar ou excluir usuários do grupo diretamente no LDAP.

Novos recursos de alertas
Alertar suporte
Cadastrar alertas do sistema
Alertas cadastrados

Disclaimer e Bounce
Adicionado inclusão de disclaimer em HTML
Adicionado item Mensagem de retorno (Bounce) com as caixas de texto:
Mensagem não Entregue Devolvida ao Remetente
Mensagem Atrasada
Mensagem Entregue com Sucesso
Informação de Entrega

Outros
Novo recurso que permite definir parâmetros LDAP específicos para autenticação do serviço IMAP/POP local, válido somente para Virtual Appliance.

Release 4.0.2

Melhorias e ajustes na linguagem.
Melhoria no Relatório Digest para usar autenticação de sessão e cookie.
Otimização de timeout para verificação de nomes em check-list.

Release 4.0.1
Incluso documentação de apoio e formulário de feedback.
Pequenas melhorias e ajustes na linguagem.
Incluso link para download de plugins.
Opção na Engine AntiSpam, para permitir ao usuário visualizar e entregar a mensagem bloqueada pela black-list administrativa.
Opção para o Administrador visualizar a Black/White-list do usuário.
Opção para configuração de porta de acesso Web e CLI.
Nova opção de logs unificado.

Release 4.0

Nova Engine SMTP
A versão 4.0 recebeu importantes melhorias na arquitetura de engines e agora fornece suporte avançado a SMTP Listener, permitindo criar canais de comunicação independentes e proporcionando aumento de até 60% no desempenho da entrega de mensagens, sem necessidade de upgrade de hardware.

Com novo o suporte a SMTP Listener, o Vertip Secure Mail é o único produto de gateway desenvolvido na América Latina que fornece três filas de mensagens que trabalham de forma independente.

Diferentemente de outros produtos de proteção para e-mail, onde as mensagens são processadas em uma ou duas filas, o Vertip Secure Mail mantém as mensagens entrantes, saintes em suas respectivas filas e as mensagens que estão aguardando a entrega em uma fila de distribuição exclusiva.

A fila de distribuição funciona como uma “sala de espera”, onde permanecem os e-mails cujos destinatários não podem receber no momento, como nos casos em que o servidor de destino está off-line ou que a caixa do destinatário está lotada. Os e-mails com problemas temporários são mantidos na fila de distribuição, deixando as filas de entrada e saída livres para o tráfego de mensagens dos usuários.

Essa arquitetura fornece aumento de performance de até 60% na entrega de mensagens comparada a soluções tradicionais de correio.

Outra grande melhoria fornecida na versão 4.0 é facilidade de atribuir um endereço IP específico para saída de mensagens, sem a necessidade de alterar o endereço IP utilizado para entrada. Este recurso é útil em casos que o endereço IP do servidor de correio esteja, erroneamente, incluso em RBL´s públicas, fato que impede o envio de e-mails para servidores que consultam tais listas, como provedores de internet.

Com a possibilidade de atribuição de IP específico para saída, pode–se facilmente alocar um novo endereço sem alterações de DNS ou prejuízos no recebimento de mensagens. Esta tecnologia é útil também para atender a necessidade de empresas que necessitam enviar grandes quantidades de e-mails, como boletins informativos a clientes, sem sofrer prejuízos de produtividade por seu endereço IP estar incluso em listas públicas de bloqueio.

Com a nova engine SMTP, o Vertip Secure Mail suporta até 85.000 mensagens por hora nos appliances da linha V-Series.

A nova arquitetura aplica-se também ao Vertip Secure Mail Virtual Appliance para Vmware Server e Vmware ESX/ESXi.

Engine Rate Control
Diferenciando-se de vários produtos, que tratam somente reputação de IP, o Vertip Secure Mail permite definir parâmetros para limitar o tráfego por endereço IP, evitando sobrecarga na rede e no MTA interno. Com nova engine Rate Control é possível definir a quantidade de mensagens que determinado IP poderá enviar a cada hora, evitando sobrecarga mesmo sob ataques massivos de spams.

Engine AntiPhishing
Melhorias na proteção contra phishing totalmente aperfeiçoada para detectar novos phishings que utilizam evasão de caracteres. A engine de phishing recebeu uma camada de análise de contexto no idioma português Brasil, que permite distinguir phishings e mensagens legítimas de empresas nacionais utilizadas frequentemente em fraudes on-line.

Engine AntiSpam
Melhorias na engine anti-spam permitem novas facilidades como: reduzir o consumo de armazenamento ao excluir automaticamente spams que atingirem determinada pontuação. Evitar o recebimento de mensagens de retorno falsas, através do bloqueio de bounce forjadas.
• Forçar conformidade com RFC 2821 e bloquear e-mails com falhas de formato, geralmente utillizados por botnets.
• Auto-treinamento da engine de heurística baseado nas características das mensagens identificadas como spam, otimizando o aprendizado da engine e reduzindo a necessidade de administração inicial do produto.
• Novas ações e tratamentos para spam bloqueados como: entregar, enviar para quarentena, modificar o assunto, encaminhar para outra conta, adicionar cabeçalho, entre outras.
• Bloqueio de spams baseado no idioma do e-mail.
• Suporte a padrão de autenticação Domain Keys Identified Mail/ DKIM.

Malware Outbreak
Malware Outbreak é uma tecnologia utilizada como medida de contenção em casos de detecção de um potencial código malicioso, que venha a causar danos, porém ainda não confirmado. Para que o código malicioso seja incluso na database Malware Oubreak, são considerados alguns fatores como: ser distribuído em larga escala, o que pode caracterizar um novo vírus; ser potencialmente perigoso e causar danos; haver indícios de infecção; estar em processo de investigação ou suspeito.

Filtro de Reputação NSI
Nova facilidade que permite consultar a reputação de um endereço IP na database central do NSI, bem como adicionar na lista local. Atualmente estão disponíveis cerca de 60 milhões de endereços IP atualizados dinamicamente e em tempo real.

Engine Antivírus
Novas propriedades contra vírus como bloqueio de arquivos com falhas de formato e ações para armazenar em quarentena.

Multi-níveis de Administração
Controles de acesso multi-níveis permitem criar perfis para auditoria interna de e-mails. Suporta administradores com permissões somente de leitura, administração de domínios e administração de grupos de usuários.

Autenticação LDAP
Novo suporte a autenticação LDAP com opções default-factory para MS Active Directory, MS Exchange 5.5, IBM Lotus Domino, Sun iPlanet/Sun ONE, Java Directory Server e Unix LDAP. Facilidade útil para integração com diversos produtos LDAP.


Relatórios
Novos relatórios como Relatório Executivo que permite rápida visualização para tomada de decisão e suporte a exportação de relatórios em formato planilha, texto, HTML e PDF.

Outros
Suporte a SNMP (Simple Network Management Protocol), transcrição e aliases de domínios.

Release 3.7.6

Real Time Protection/Zero Hour
Tecnologia de 3º geração para proteção contra vírus, phishing e spams, que bloqueia a ameaça sem a necessidade de aguardar a publicação de definições e vacinas, conferindo alto grau de proteção para ameaças na hora-zero.. Indispensável para proteção contra phishing na hora-zero, que apresentam alto risco e muitas vezes ausência de assinatura por produtos anti-vírus nos links contidos na mensagem.

Pesquisa de conteúdo para Compliance
Novo recurso que permite pesquisar o conteúdo no corpo (body) da mensagem através de palavras-chave, frases e expressões regulares. Esta funcionalidade é importante para investigações e auditoria em casos de ações legais, improbidade administrativa, avaliação da política de uso de e-mails, aplicação de normas e adoção de políticas de conformidade.

Assinatura Tripla de Backup (Triple Signature Backup - TSB)
Os volumes de backup gerados agora possuem verificação de integridade através de 3 chaves de assinatura MD5 (Message Digest). Isso permite comparar as chaves geradas com a chave extraída do volume do backup. Para certificar-se que não houve violação do volume todas as chaves deverão ser idênticas. Este recurso é importante em  investigações legais, pois a assinatura tripla fortalece a integridade do e-mail como prova, facilitando a não desqualificação por manipulação e eventual alteração dos dados. Para cada volume de backup gerado são criadas 3 chaves  que identificam o volume. A primeira chave acompanha o volume do backup e é armazenada no dispositivo remoto onde o backup foi gravado. A segunda chave permanece armazenada em arquivo de eventos do produto e a terceira é criptografada e arquivada internamente software do Vertip Secure Mail. Todas as chaves poderão ser removidas, caso o produto seja carregado com as configurações default, com exceção da chave criptografada internamente.

Política de Retenção por Conta
Novo recurso que permite aplicar política de retenção e desativar a conta do usuário sem remover os e-mails arquivados. Importante para manter e-mails de contas desativadas, não sendo necessário remover a conta e as mensagens arquivadas. Desta forma, os e-mails podem ser mantidos como evidência para auditorias futuras. As contas desativadas não são consideras contas licenciadas, portanto não serão controladas pela licença de uso do produto.

Política NSI
Permite criar política customizada para filtro de reputação NSI, possibilitando criar lista de endereços IPs confiáveis, mesmo que registrados no NSI. Fornece também a criação de listas de endereços IPs indesejáveis para bloqueio através do NSI.

Autenticação da Quarentena utilizando servidor remoto POP ou IMAP
Permite centralizar a autenticação da quarentena utilizando um servidor remoto com protocolo POP ou IMAP. Este recurso é útil para autenticação da quarentena mesmo em ambientes sem LDAP, sendo desnecessário importar usuários. Pode ser utilizado em ambientes que possuem vários servidores POP internamente e não contam com servidor LDAP central.

Relatório de Anexos
Apresenta informações dos arquivos anexos nas mensagens e permite avaliar o conteúdo de anexos para rever políticas de conformidade. Pode ainda ser utilizado para excluir mensagens que possuem grande quantidade de anexos para liberar capacidade de armazenamento da área de quarentena.

Relatório de Estatística por Domínio e usuário
Apresenta o volume de mensagens, spams e vírus, classificado por domínio e usuários. Permite identificar usuários e domínios que geram alto tráfego de e-mails e aplicar políticas de controle.

Relatório de Estatística por Vírus
Apresenta a quantidade por tipo de vírus bloqueado e auxilia na identificação de PCs que podem estar infectados ou utilizados em botnets para propagar spams.

Wizard para configuração
Este recurso auxilia o administrador na configuração inicial e revisão das configurações do produto.

Nova console CLI
Nova console de administração local (CLI) com diversas opções de diagnóstico e monitoramento do desempenho do appliance, permite ainda carregar as configurações originais do produto e colocar o appliance em mode pause. O modo pause permite reter temporariamente as mensagens na fila, sem scanning, sendo útil para migração do Vertip Secure Mail.

Resposta Automática
Configuração de redirecionamento de contas e resposta na Quarentena do Usuário Final, que permite ao usuário configurar o direcionamento dos e-mails da sua conta e resposta automática.

Outros recursos
Opção no Relatório de E-mails para entregar todas as mensagens da pesquisa.
Suporte a rotas estáticas para redes e hosts.

 

Outros Links:

   

Memphis Network - NOVO Fone: (48) 3181-0110 e (11) 3958-4671.

Todos os logotipos, logomarcas e/ou marcas comerciais mencionadas neste website pertencem aos seus respectivos proprietários e/ou titulares.